29 de jul. de 2011

Corsa GSi: o último esportivo da GM à venda



Quando a Chevrolet resolveu trazer da Europa o novo Corsa GSi em 1994, o Brasil viveu um de seus últimos suspiros natos com seus verdadeiros esportivos. Fiat Uno Turbo, VW Gol GTI 16v e o dito cujo. Ô tempo bom que tarda a voltar… mas agora apareceu uma chance de lembrar desses tempos.

Fernando Jakobovski viu seu sonho de infância ser realizado através da aquisição deste Chevrolet Corsa GSi ’96 Verde West. Alfista de carteirinha (ex-proprietário de uma Alfa Romeo 145 e posteriormente uma 155) e confesso apaixonado por carros “fora de moda”, Fernando certa época viu-se naquele típico dilema de todo homem que namora por muito tempo: “eu caso ou compro uma bicicleta?”

Ele resolveu casar. Vendeu sua Alfa 155 e precisou comprar outro carro, mas não queria nada comum. Encontrou este Corsa GSi, segundo dono e impecável. Todos os detalhes originais estão lá: spoilers laterais, pára-choque dianteiro diferenciado (com o raro lip inferior), volante de três raios, bancos esportivos, o desejado motor Opel Ecotec X16XE SFI 1.6 16v de 109cv @ 6.200Rpm e 15,1kgfm a altos 4.000 rpm. Este motor, certamente o mais moderno do país na época, é capaz de levar o pequeno notável de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, a uma velocidade máxima de 195km/h. A potência aliada ao peso inferior a uma tonelada e mais um belo ajuste de suspensão tornaram este pequeno Chevolet um verdadeiro objeto de desejo na metade da década de ’90. O mesmo propulsor equiparia o coupé Tigra um ano depois.
A suspensão esportiva com amortecedores a gás sempre mostrou-se bem disposta a qualquer situação, tanto para rua quanto para pista. A direção hidráulica progressiva fica mais firme a cada aumento de velocidade e os freios (dianteiros com discos ventilados de 256mm e traseiros a tambor) contam com ABS de fábrica. O interior conta com o raro volante esportivo de três raios, computador de bordo, bancos esportivos com forração exclusiva e teto-solar.

O carro está impecável, mas (in)felizmente Fernando chegou naquele momento crítico chamado casamento e o GSi está a venda. Quem tiver na conta uma quantia de R$ 20.000, 00 (vinte mil reais) pode ligar para o rapaz e marcar com a cegonha de buscar o último verdadeiro esportivo da GM no Brasil. Por sinal, um ótimo candidato para qualquer lista de futuros clássicos nacionais.
O carro encontra-se no Rio Grande do Sul e os contatos podem ser feitos com Fernando Jakobovski.
E-mail: brugasdsg@yahoo.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000038740063

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: